Mobilidade Acadêmica Nacional

O que é?

A Agência UFPR Internacional (AUI) é a unidade da UFPR que gestiona a mobilidade acadêmica nacional. Contamos atualmente com dois programas desta espécie de mobilidade, tanto para a entrada (estudantes externos à UFPR) quanto para a saída (estudantes da UFPR): o Programa ANDIFES e o Programa PARANAENSE.

 

O programa ANDIFES permite aos estudantes de graduação permanecer em uma Instituição Federal de Ensino Superior conveniada, por um período de 01 (um) a 02 (dois) semestres letivos - para informações gerais e consulta as IFES conveniadas, clique no link acima.


No programa PARANAENSE, a mobilidade também permite o vínculo temporário de estudantes de graduação por 01 (um) a 02 (dois) semestres em outra Universidade, porém o diferencial é que esta cooperação envolve somente as IES de nosso estado: Universidade Técnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná, (UFPR), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).


Requisitos para participação em ambos programas:

- Estar regularmente matriculado em IES conveniada (não pode estar em situação de trancamento ou outra forma de evasão).

- Possuir o 1º ano ou o 1º e 2º semestres integralizados, com no máximo 02 (duas) reprovações por período letivo (no ano ou em ambos semestres).

- Não estar cursando o último período letivo (anual ou bisemestral).

- Enviar toda a documentaçao solicitada no prazo estabelecido.

 

 

SOU ESTUDANTE DA UFPR. QUAL O PROCEDIMENTO PARA...


SAÍDA ?



Fique atento em nossa página para os lançamentos dos editais, sempre 01 por semestre e antecedente ao semestre pretendido para saída. Antes de submeter a sua candidatura para a AUI, o estudante deve verificar diretamente com a IES de destino qual a documentaçao exigida, a grade horária/plano de estudos e atentar para sempre colher a ciência de sua Coordenação de Curso na UFPR. Na ausência de formulário próprio,  informações ou prazo específico da IES de destino, sugerimos a utilização de nosso formulário e demais parâmetros por nós estabelecidos.

Assim que submetidas as candidaturas para a AUI, enviaremos para a IES pretendida juntamente com uma Carta de Apresentação da UFPR solicitando o período desejado de mobilidade. A confirmação da mobilidade é dada somente com a emissão da Carta de Aceite pela IES de destino - o envio da candidatura não assegura sua participação automática em mobilidade.

Após o Aceite, para garantir seu vínculo com a UFPR, o aluno deve entregar na AUI o formulário para 'Matrícula em PC' (ao final da página), com a devida ciência de seu Coordenador.


Término da Mobilidade

 

Após a participação do nosso aluno nas atividades acadêmicas da IES pretendida, o aluno deverá preencher e entregar na AUI um relatório da mobilidade e o certificado/histórico de notas, sem os quais não será validada a sua participação em mobilidade.



SOU ESTUDANTE DE OUTRA UNIVERSIDADE E PRETENDO FAZER A MOBILIDADE PARA A UFPR.  QUAL O PROCEDIMENTO PARA A...


ENTRADA? 



O interessado deverá enviar sua candidatura através da unidade responsável pela mobilidade acadêmica de sua IES – a documentação será analisada pela Coordenação de Curso da UFPR para que seja emitido eventual aceite pela AUI.

IMPORTANTE: sem esta aprovação/aceite não há como permitir a participação do interessado em nenhuma atividade acadêmica na UFPR. Este processo avalia o pedido do interessado quanto aos aspectos acadêmicos das atividades de intercâmbio que pretende desenvolver. O mero envio da candidatura não assegura a participação em mobilidade, somente o aceite emitido pela AUI após o aval da Coordenação de Curso.

O interessado deverá solicitar o pedido de ingresso no semestre anterior ao de início das atividades acadêmicas do intercâmbio. Se o curso desejado for ofertado em regime anual, o interessado deverá solicitar sua participação para o ano letivo seguinte, pois não há possibilidade de matrícula em disciplinas após o início do ano letivo.

A candidatura deverá ser submetida pela universidade de origem (não pelo aluno) de acordo com o formulário próprio da UFPR. O interessado deverá obrigatoriamente preencher este formulário, anexar os documentos solicitados e entrega-los para o responsável da mobilidade acadêmica de sua universidade.

Documentos Complementares:

-histórico escolar atualizado;

-carta de apresentação/autorização para participação em intercâmbio/mobilidade acadêmica emitida pela instituição de origem do interessado.

-fotocópias de documentos de identificação: RG e CPF.

-01 foto 3x4 colorida e recente (máximo 06 meses).

 As solicitações de participação em intercâmbio somente serão consideradas se:

- todos os documentos indicados acima forem enviados dentro do prazo estabelecido.

- a documentação deve ser digitalizada e enviada EXCLUSIVAMENTE* por e-mail para: academico@ufpr.br

Quando a UFPR avaliar o pedido e aprovar o ingresso do aluno como intercambista, será necessário que ele se apresente em nossa Coordenadoria de Mobilidade para efetuarmos seu registro acadêmico e matrícula nas disciplinas aprovadas pelas Coordenações de Curso.

Término da Mobilidade

Após a participação do interessado nas atividades acadêmicas na UFPR, será emitido somente um histórico oficial com os dados de sua participação em mobilidade, tais como: disciplinas cursadas com suas respectivas notas e frequências, status de aprovação ou reprovação, dentre outros - este documento formal é gerado automaticamente pelo Sistema Acadêmico da UFPR.

 

 

Os alunos ganham bolsa?

Em ambos os programas, a Universidade de origem é sempre a responsável pela concessão de qualquer espécie de bolsa-auxílio, portanto os estudantes externos à UFPR devem checar sempre com suas IES acerca da viabilidade de algum auxílio. Os alunos da UFPR que desejam sair em mobilidade, devem verificar no respectivo Edital se há esta previsão. 

 

 

Quais os prazos de envio?

Os pedidos para início de atividades no 2º semestre devem ser enviados sempre no mês de ABRIL (01 a 30/04).

Os pedidos para início de atividades no 1º semestre devem ser enviados sempre no mês de SETEMBRO (01 a 30/09).


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Dúvidas, sugestões e informações : academico@ufpr.br / (41)3360.5474


*Em atendimento as diretrizes gerais da iniciativa do PEN e do SEI do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (http://www.planejamento.gov.br/pensei).